Topo

Histórico

Categorias

Blog Cinema de Rua

Um bom sapateiro

Kico Santos

20/07/2018 04h00

Sabe onde tem um bom sapateiro? Se alguém fizer essa pergunta ali pela Vila Madalena provavelmente vai ouvir sobre o Sr Osvaldo. Os sites de busca podem encontrar qualquer coisa, mas é procurando pelas ruas que a gente encontra os caras mais figuras.

Ali na Artur de Azevedo eu conheci o Sr Osvaldo, sapateiro, 55 anos de profissão. Uma profissão que está desaparecendo. Ele próprio me conta sobre a tentativa mal sucedida de passar o negócio para o filho.

Com a sua super máquina máquina de costura alemã, ele bate no peito e fala sobre a arte do seu ofício. Turrão, sempre tem uma opinião forte sobre tudo. Haja o que houver, seu reparo é eficiente e cuidadosamente estético. Lembro que quando consertou a alça da minha mochila de câmera, ele repetiu o mesmo reparo na outra alça apenas para ficar equilibrado.

Ouvi sua história, uma verdadeira história de superação. Depois que terminei o vídeo, fui lá mostrar pra ele, fizemos uma sessão na sapataria. Ele mandou o vídeo por zap pra toda família. Não sei se para o filho também.

Sobre o autor

Kico Santos é roteirista, diretor, músico e apaixonado por São Paulo. Nas horas vagas, registra o cotidiano da cidade em narrativas curtas e poéticas.

Sobre o blog

Desde 2009 que produzimos vídeos no cotidiano de SP. Um gavião empoleirado na antena do prédio vizinho foi a nossa inspiração. Aficionados pela metrópole e seus tantos cotidianos possíveis, onde encontramos narrativas com um olhar especial e um corte atencioso – um cuidado que aprendemos com o cinema.

Blog Cinema de Rua