Topo

Histórico

Categorias

Blog Cinema de Rua

A cidade e o 7X1

Kico Santos

22/06/2018 04h00

As copas servem para marcar o tempo. Quantas lembranças de épocas idas a gente associa com as copas que o Brasil ganhou.. ou perdeu? Não há lembrança tão vívida quanto o fatídico 7X1 em 8 de julho de 2014. O sonho da copa, a copa do Brasil, desmoronando rudemente na tela da Globo.. não é possível que isso esteja acontecendo. Com o tempo a gente se acostuma com a ideia, mas no dia seguinte rolou uma ressaca coletiva que tomou conta da cidade.

Sempre que eu saio armado com uma 5D por SP procuro temas a partir de alguma ideia inicial. Mas na maior parte das vezes eu sigo por outro caminho, o vídeo tem vida própria. Enquanto o Brasil tomava aquela goleada eu pensava na reação das pessoas, como a cidade acordaria no dia seguinte ao massacre?

Foi uma das poucas vezes em que o vídeo seguiu a ideia inicial, porque era uma tristeza de todos nós. E de fato, foi um dia pesado mesmo. Saí pelas ruas, filmei pelo Bexiga, Xavier de Toledo, Sé.. Havia uma sensação de cumplicidade no ar, quase que uma solidariedade entre todos, não foi fácil.

De todas as imagens, a que eu mais gosto é a do cachorro na praça enquanto o dono pensa na vida. Daquelas cenas que ilustram todo o contexto.

Sobre o autor

Kico Santos é roteirista, diretor, músico e apaixonado por São Paulo. Nas horas vagas, registra o cotidiano da cidade em narrativas curtas e poéticas.

Sobre o blog

Desde 2009 que produzimos vídeos no cotidiano de SP. Um gavião empoleirado na antena do prédio vizinho foi a nossa inspiração. Aficionados pela metrópole e seus tantos cotidianos possíveis, onde encontramos narrativas com um olhar especial e um corte atencioso – um cuidado que aprendemos com o cinema.

Blog Cinema de Rua