Topo

Histórico

Categorias

Blog Cinema de Rua

Cidade Vazia

Kico Santos

08/06/2018 18h29

Uma amiga me disse, certa vez: Quando você faz planos, Deus ri de você. Os últimos dias de maio devem ter provocado uma boa gargalhada lá em cima. As ruas esvaziaram, o ar ficou mais puro e rolou uma sensação de que algo poderia dar muito errado. As prioridades mudaram e lá estava eu apontando as lentes pro pessoal que pedia intervenção militar pelas ruas. Com alguns preciosos litros de combustível eu fiz esse vídeo.

O contato com o movimento foi intenso, ouvi palavras fortes ditas de forma tranquila. Para os caminhoneiros também era uma situação fora do normal. Mãe e filha me acompanharam algumas vezes, minha filha ajudou a filmar, minha mãe até ganhou uma rosa.

Ali no Glicério decolei da borracharia do Sr Domingos (eu fiz um vídeo com ele jogando damas, há 7 anos). De lá eu consegui filmar a Radial vazia em pleno dia útil. Era uma sensação de feriado prolongado, mas havia um certo temor. O Sr Domingos continuava no mesmo lugar, mas agora jogavam dominó.

A gente sempre encontra algo quando se movimenta pela cidade. Confesso que busquei algo mais melancólico para o vídeo, mas não rolou bem isso no final. Quando meu amigo Rafa Godoi (na verdade foi o filho dele) sugeriu God's Gonna Cut You Down como trilha eu entendi que a pegada ia ser algo mais.. the Walking Dead, não?

No final foi um reencontro com os amigos. Gravamos a trilha num take único, fiz o baixo, Sillas violão, Rafa cantou extraordinariamente, gravamos umas batidas na porta pra dar uma peso no bumbo do Ed Bezerra. Pedrinho mixou num tapa. De repente, tudo pode valer a pena..

Restava a finalização, e um projeto de vídeo assim tem que ser ligeiro pra acontecer. Eu fiz uns selects do material mas sentamos pra resolver de uma só vez, eu e Sillas. Dois editores juntos sempre dá uma boa briga de bar, puxa de um lado, puxa do outro.. um corte bom num tempo recorde. E aí contamos com o luxo de um Guilherme Andrade que desbotou o vídeo com a paleta de cores que ele criou na hora.

Quando junta uma galera que curte a ideia.. rola aquele entusiasmo né?

Sobre o autor

Kico Santos é roteirista, diretor, músico e apaixonado por São Paulo. Nas horas vagas, registra o cotidiano da cidade em narrativas curtas e poéticas.

Sobre o blog

Desde 2009 que produzimos vídeos no cotidiano de SP. Um gavião empoleirado na antena do prédio vizinho foi a nossa inspiração. Aficionados pela metrópole e seus tantos cotidianos possíveis, onde encontramos narrativas com um olhar especial e um corte atencioso – um cuidado que aprendemos com o cinema.

Blog Cinema de Rua